Traço de caráter esquizóide

Newsletter

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos​

Esse traço de caráter se forma ainda quando o bebê está na fase da sua gestação e o universo dessa criança é o útero da mãe. É com ele que o bebê interage. Nessa fase o processo de mielinização está apenas se iniciando e está concentrado no cérebro da criança.

Imagine então que nesta fase, o útero é um local seguro e confortável para aquela criança existir e se desenvolver.

Contudo, a mãe, vivendo a sua vida, altera seu estado emocional por conta de qualquer acontecimento da sua vida cotidiana, seja a perda de um emprego, ou a perda de um ente querido, e por consequência disso, faz jorrar menos sangue para o útero. Fazendo com que aquele espaço se torne apertado, frio e desconfortável para o bebê.

O mundo externo da mãe, influencia diretamente no mundo interno do bebê.

Cada vez que ele se mexe dentro do útero, sua mãe se lembra daquele problema, isso altera seu estado emocional que por sua vez, modifica o fluxo sanguíneo. O útero recebe menos sangue e torna-se um lugar menos confortável. Na sua percepção, o bebê entende que o mundo o rejeitou.

A rejeição é a dor existencial dos esquizóides

A alternativa que aquele bebê escolhe para sobreviver, existindo de forma segura e confortável é não incomodando, e isso ele faz se mexendo cada vez menos.

Quanto menos ele “existir” mais o mundo fica confortável para ele.

O bebê então, concentra toda sua força para não se mexer, voltando sua energia para a sua cabeça que, por conta da mielinização, é o local onde ele tem mais controle. Separando sua mente do resto do seu corpo.

Com isso ele ganha um recurso particular, uma vez que ele sobrevive no seu mundo paralelo que existe só na sua cabeça, ele se torna uma pessoa de grande poder criativo,imaginativo.

Com grandes ideias que fazem a sau cabeça ser um lugar perfeito para a sua existência.

É o traço de caráter que mais tem ideias criativas, fora da caixa.

Ser um esquizóide pode ser terrível ou pode ser incrível. Isso depende se ele está vivendo na dor ou no recurso.

Esse traço de caráter quando na dor, irá se isolar em sua “caverna”. Dificilmente irá querer manter contato ou interagir. Sempre que se sentir ameaçado irá se retrair, voltando a habitar no seu mundo paralelo criado na sua mente, com medo de existir.

Dificilmente pedirá ajuda porque detesta incomodar os outros.

Todo esquizoide é um ótimo criativo, tem sempre uma ideia fora da caixa, mas por não ter energia nas pernas ele não é um bom executor. Sendo assim não espere e nem cobre um esquizoide que ele realize ou execute as suas ideias.

Uma forma de criar um ambiente seguro para as pessoas com esse traço de caráter se manifestarem sem medo, é incentivando sempre as suas ideias, com elogios. Assim ele se sente cada vez mais seguro, sem medo de ser criticado ou rejeitado.

Esquizóides não gostam muito de contato

Como concentraram toda a energia na sua cabeça, o corpo de um esquizoide será magro, desproporcional, com braços e pernas finas e alongadas. Transmite uma sensação de corpo sem força. Suas articulações, ombros, cotovelos, joelhos são mais pontudos, deixando bem evidente o desenho dos ossos.

Para um esquizoide o corpo não é muito importante, o que ele tem de mais valioso é a sua cabeça. Esta por sua vez, é maior, com a testa mais alongada. Tem os olhos saltados e esbulhados, com a expressão de olhos que não conectam, mais desfocado.

O formato do corpo de um esquizoide não é nada convidativo para o abraço. Aliais esquizóides não gostam muito de contato.

Está se surpreso com conteúdo?! Descubra mais sobre você, continue lendo e conheça na sequência, o próximo traço de caráter oral

Agende sua sessão