Quais os sintomas do HIV e Aids
Escrito por Filipe Estevam
em 11/02/2020
Newsletter
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos
Você quer saber quais os são os sintomas da AIDS e da infecção pelo HIV?
Uma vez me perguntaram sobre esses sintomas e eu achei que seria importante compartilhar essa informações com você!
⠀
Os sintomas do HIV são quase inexpressivos. Esses sintomas aparecem logo nas primeiras semanas quando a pessoa entra em contato com o vírus e não duram muito mais que 10 dias.
Essa fase inicial tem um nome que quase ninguém sabe, mas chama se Síndrome Retroviral Aguda.
Alguns sintomas que são característicos dessa fase, são eles: febre alta, fraqueza, dor de garganta, linfonodos indolores no pescoço e nas axilas, úlceras na boca, manchas vermelhas na pele, perda de peso, diarreia e suores noturno.
⠀⠀⠀
É muito importante entender que isso não tem nada a ver com a AIDS.
A Síndrome Retroviral Aguda refere-se a fase de contato inicial do sistema imunológico com o vírus devido a sua rápida reprodução no nosso organismo, e todos os sintomas somem naturalmente, passando assim para a fase latente da infecção que é um período sem sintomas e que pode durar vários anos antes de evoluir para a AIDS que é a doença manifestada propriamente dita.
Isso significa que com o passar do tempo, o vírus do HIV ataca e destrói as células de defesa utilizando se destas para sua multiplicação.
Com a queda significativa do sistema imunológico o organismo fica vulnerável a algumas infecções chamadas oportunistas.
Sarcoma de kaposi, tuberculose, pneumonia por fungo e toxoplasmose cerebral são apenas algumas poucas infecções oportunistas que caracterizam a AIDS manifestada.
O mais importante de tudo isso é que com os avanços da medicina e fazendo o uso correto das medicações, dificilmente alguém que conviva com o vírus desenvolva algum dos sintomas das infecções oportunistas. Como foi dito, os sintomas iniciais são quase silenciosos e fáceis de serem confundidos até mesmo com uma gripe.
Por isso a importância de sempre fazer os testes e ficar sabendo sobre a sua sorologia, para tomar as devidas precauções o quanto antes para garantir uma vida saudável sem riscos.