Como superar o medo de ser julgado?

Como superar o medo de ser julgado?

Escrito por Filipe Estevam

em 07/05/2020

Newsletter

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos​

É o MEDO de ser HUMILHADO que te impede de fazer muitas coisas na sua vida, inclusive de falar sobre o HIV. Ele surge lá na sua infância, exatamente na fase do desfralde.

A HUMILHAÇÃO é apenas UMA das 5 DORES EXISTENCIAIS – REJEIÇÃO, ABANDONO, MANIPULAÇÃO, HUMILHAÇÃO e TRAIÇÃO – que experimentamos durante a nossa primeira infância desde a gestação até os 5 anos de idade.

O que ninguém nunca te contou é que é no contato com estas dores que a sua mente irá se modelar e definir a forma como você irá se relacionar e interagir com o mundo e com as pessoas.

Cada uma destas 5 DORES irá projetar 5 mentes diferentes,  “personalidades” que chamamos de TRAÇOS DE CARÁTER e cada um deles possuem um forma DIFERENTE de entender e interagir com o mundo a partir das dores que carregam. Mas isso é assunto para os próximos episódios ok?!

O que importa para você agora é entender que a HUMILHAÇÃO modela um traço de caráter: MASOQUISTA e está relacionado com a sua fase do DESFRALDE.

Para entender como tudo acontece, vamos fazer uma viagem no tempo, para a fase da sua infância onde você está começando a tirar as fraldas.

Nesta fase do desfralde você já sabia falar bem, andar e estava mais independente. Existia uma EXPECTATIVA – e as vezes uma COBRANÇA – do adulto cuidador de que você já soubesse controlar o seu xixi e o seu cocô. Que você não fizesse mais sujeira na roupa, ou que pelo menos, conseguisse avisar quando estivesse com vontade.

Mas a realidade, não corresponde a expectativa. Qualquer criança só terá mesmo condições de controlar o seu cocô quando ela tiver força suficiente nas pernas para sustentar o seu corpo, força por exemplo para subir escadas sem ajuda. Antes disso, a criança não terá nem controle do esfíncter anal, nem sensações naquela região, e por isso, ela ainda não está madura o suficiente para o desfralde.

Sem controle e sem sensações ali, você não conseguiria identificar a hora de avisar que quer ir ao banheiro, muito menos conseguiria segurar a vontade, e fará sujeira.

O xixi e o coco simplesmente vazam, sem você sentir o alerta.

Diferente da atenção que você recebia quando fazia lá suas gracinhas, agora essa atenção tem um tom diferente, um tom pesado de cobrança e decepção. Fazendo errado, você decepciona seus pais, e todas as novas pessoas que compartilham o mundo com você. Sente a cobrança, a dor da crítica e assim, sente a dor de ser humilhado.

É nesse momento que você SENTE PELA PRIMEIRA VEZ na sua vida a DOR DA HUMILHAÇÃO.

O seu sistema nervoso REGISTRA nele a DOR DA HUMILHAÇÃO, como uma verdadeira ameaça para a sua sobrevivência e irá ditar formas estratégicas para você interagir com o mundo, tanto na infância como na VIDA ADULTA, evitando ao máximo o contato com essa dor novamente.

Uma vez que Você fez cocô ou xixi, foi cobrado, criticado e sentiu-se humilhado por algo que você não tinha compreensão ou controle, agora para você não sentir essa dor, você desenvolve uma forma para sobreviver naquele mundo de expectativas e cobranças, travando e contraindo os músculos do bumbum para que você não faça mais “merda”.

Você acaba interpretando que precisa SEGURAR para não ser humilhado de novo. E nesta lógica de segurar e suportar, futuramente, já adulto, irá colocar tudo no mesmo pacote, seu xixi, seu cocô, seus sentimentos, seus pensamentos, suas dores e frustrações.

A HUMILHAÇÃO modela assim, uma personalidade que chamamos de TRAÇO DE CARÁTER MASOQUISTA.

(Você se lembra que são CINCO DORES, e essas dores irão projetar CINCO MENTES/PERSONALIDADES diferentes que chamamos de TRAÇOS DE CARÁTER. Cada um deles possuem uma forma DIFERENTE de entender e interagir com o mundo a partir das dores que carregam.)

Pessoas que carregam o TRAÇO DE CARÁTER MASOQUISTA, com medo de serem humilhadas, irão preferir por instinto de sobrevivência, se isolar em sua “CAVERNA PESSOAL” onde se sentem mais seguras.

MASOQUISTAS dificilmente pedirão ajuda ou irão dividir seus problemas, nem tão pouco falarão sobre seus sentimentos para os outros, com medo de expor suas “cagadas” preferem segurar a onda sozinhos para não correr o risco de serem HUMILHADOS.

Com tudo isso minimamente esclarecido, agora você começa a entender como você funciona e o porquê você tem tanto medo de ser HUMILHADO ou CRITICADO ao falar sobre HIV.

NOTA: Esse é o SEGUNDO artigo da série “DORES EXISTENCIAIS”. No primeiro artigo desta sequência, eu escrevi sobre a DOR DA REJEIÇÃO. Se você se interessou pelo assunto, leia mais em “Rejeição: Coisas que ninguém nunca te contou.”

5 comments on “Como superar o medo de ser julgado?

  • Talita Menezes says:

    Adorei o texto!!! Muito interessante. Espero por mais textos assim ❤❤❤❤

    • Filipe Estevam says:

      Oi Talita, falar sobre traços de carater é um assunto que me apaixona.
      Principalmente porque possibilita as pessoas a se conhecerem e enteder o por que funcionam assim.
      Seja bem vinda por aqui…

  • Talita Menezes says:

    Adorei o texto!!! Muito interessante. Espero por mais textos assim ❤❤❤❤

    • Filipe Estevam says:

      Oi Talita, falar sobre traços de carater é um assunto que me apaixona.
      Principalmente porque possibilita as pessoas a se conhecerem e enteder o por que funcionam assim.
      Seja bem vinda por aqui…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Agende sua sessão