Sapatos,
o que podemos aprender com eles?
Escrito por Filipe Estevam
em 21/01/2020
Newsletter
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos
Eu particularmente sou muito fã de metáforas, elas são ferramentas úteis que nos ajudam a compreender situações do cotidiano de forma leve e bem humorada.
Hoje eu quero compartilhar com você uma metáfora que eu gosto muito e que fala sobre SAPATOS, DESAFIOS E SUPERAÇÃO
Reza a lenda que um monge, próximo de se aposentar, precisava encontrar um sucessor. Entre seus discípulos, dois já haviam dado mostras de que eram os mais aptos, mas apenas um o poderia.
Para sanar as dúvidas, o mestre lançou um desafio, para por a sabedoria dos dois à prova: ambos receberiam alguns grãos de feijão, que deveriam colocar dentro dos sapatos, para então empreender a subida de uma grande montanha.
Dia e hora marcado, começa a prova. Nos primeiros quilômetros, um dos discípulos começou a mancar. No meio da subida, parou e tirou os sapatos. As bolhas em seus pés já sangravam, causando imensa dor. Ficou para trás, observando seu oponente sumir de vista.
Prova encerrada, todos de volta ao pé da montanha, para ouvir do monge o óbvio anúncio. Após o festejo, o derrotado aproxima-se e pergunta como é que ele havia conseguido subir e descer com os feijões nos sapatos: Antes de colocá-los no sapato, eu os cozinhei.
Essa metáfora, de muitas conclusões possíveis, ela também nos ajuda a refletir sobre a ideia de que muitas vezes ficamos PARALISADOS diante de um desafio porque estamos com nossa VISÃO FOCADA completamente NO PROBLEMA e não na sua SOLUÇÃO.
E você? Consegue tirar outras reflexões dessa metáfora? Escreva pra mim contando as suas percepções.
Quero aproveitar para te convidar para assistir um vídeo que acabou de ser publicado no meu canal no youtube onde eu continuo falando sobre sapatos , metáforas e sentimentos humanos.
Neste vídeo eu explico em uma de metáfora, como nós tendemos a lidar com nossos sentimentos de FRACASSO, FRUSTRAÇÃO, CULPA e DOR diante de uma situação que nos deixa fragilizado.
link para acesso direto ao vídeo, clique aqui .